Caso sério: Comprei um Corola lindo, impecável. Fiz seguro. Mas passou uns dias e o seguro alega que o carro é de leilão.
Resposta:
É legal comercializar um veículo que tenha sido objeto de leilão, não há impedimento desde que o Detran tenha liberado o veículo para rodar.
O problema é você comprar este carro, sem saber disso. O vendedor deveria ter lhe informado a procedência do automóvel e não o fazendo, deverá se responsabilizar por todo e qualquer dano.
É a negligência cometida por quem lhe vendeu o veículo, omitindo a informação de que o carro havia sido comercializado anteriormente em leilão, configura a violação à boa-fé objetiva e autoriza o exercício do direito de rejeição do bem com vício redibitório. Nesse caso, preserva-se o dever de lealdade e probidade dos contratantes, pois se fosse conhecida a situação negligenciada, não se realizaria o negócio jurídico ou seria concluído com preço inferior.
Assim é fundamental procurar um advogado que fará a propositura de ação judicial para anulação do contrato de compra e venda do veículo, e, assim, incubindo ao vendedor a restituição dos valores recebidos, sem qualquer ressalva. Vale também ressaltar que eu, por exemplo, entendo que você tem direito a um pedido de indenização por danos morais, por não ter sido suficientemente informada quando da compra.
Boa tarde! Comprei um carro particular de ano 2010. O carro é de leilão, eu não posso vender em um estand. Como devo fazer.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa noite, Linda!
Em 2016, comprei um carro de particular sem saber se era de leilão, pois não me foi passado.
Em 2017 coloquei o carro em uma transação também particular, de uma pessoa que não estava conseguindo pagar as prestações do carro dele, no qual acabamos trocando de carros e eu quitei as prestações do carro e coloquei em meu nome.
Só que agora, depois de 7 meses ele entrou com uma ação alegando que o carro era de leilão e que eu não passei o fato para ele, só que eu também não sabia.
Quais provas devo pegar para provar minha inocência?
Já consegui a data do leilão para mostar que foi antes de eu adquirir o carro.
Consegui o recibo de compra e venda de quando eu adquiri o carro, mostrando que comprei de pessoa particular.
Consegui puxar o histórico inteiro do carro mostrando que houve outros donos antes de chegar a mim.
Obrigado
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, já deves ter contratado um advogado, pois já há uma ação. Em caso contrário, temos q agendar uma consulta. Assunto complexo. Atenciosamente, Linda Ostjen
CurtirCurtido por 1 pessoa