Ostjen

Porque a vida é muito mais interessante que a ficção.

divórcio

Divórcio & Dúvidas – Seu WhatsApp Pode Ser Usado Contra Você

ADVOGADA EM PORTO ALEGRE LINDA OSTJEN
Advogada divorcista Linda Ostjen

Cuidado: Seu WhatsApp pode ser usado contra você no tribunal

O aplicativo WhatsApp, criado com o objetivo de facilitar e agilizar a comunicação entre as pessoas, vem se tornando uma das principais provas no fim de relacionamentos e nas batalhas judiciais entre ex-casais.

Por isso, um conselho: Pense bem antes de escrever alguma coisa para o seu companheiro (a) no celular, pois este pequeno e inocente textinho poderá, no futuro, se tornar uma grande arma apontada para você no tribunal.

Está bem, pode ser que eu esteja exagerando um pouquinho, mas a realidade é que este aplicativo, que tanto ajuda nossa vida no dia a dia, também pode causar muita dor de cabeça, se for mal utilizado.

Em um processo judicial recente, por exemplo, uma mulher conseguiu na Justiça provar a responsabilidade do marido na dissolução do casamento quando juntou aos autos do processo sua caixa de mensagens, que demonstrava que o seu marido havia um bom tempo simplesmente ignorava as mensagens que ela lhe enviava.

A validação das mensagens do WhatsApp pode ser utilizada em casos de divórcios, comprovação de adultério, e muitas outra situações.

Por exemplo:  Pode ser prova sobre o descumprimento dos deveres do casamento, inclusive quando se refere ao dever de respeito entre os cônjuges. Quando a relação está conturbada, as mensagens trocadas muitas vezes são injuriosas, com xingamentos e a utilização de palavras inadequadas a uma relação conjugal, diz a advogada Regina Beatriz, e isso pode ter um grande peso na justiça.

Nos casos de traição, o WhatsApp pode ser prova concreta do adultério. Trocas de mensagens amorosas com a (o) amante, marcação de encontros clandestinos, fotos íntimas trocadas pelo casal, tudo isso acaba servindo como prova no momento do divórcio.

Às vezes nem se trata de adultério. Muitos cônjuges pedem o divórcio porque seu companheiro (a) usa de forma excessiva o aplicativo, participa de muitos grupos de conversa, sejam relacionados ao trabalho ou não, dispensando pouca ou nenhuma atenção ao casamento e à família.

A Itália já divulgou um levantamento oficial que confirma essa tendência. De acordo com a Associação de Advogados Matrimoniais, o aplicativo foi utilizado como prova de traição em 40% dos casos de separação na justiça.

E o Facebook também já aparece como evidência em casos de divórcios, segundo pesquisa feita por advogados da Divorce-Online, do Reino Unido, desde 2012.

No Brasil não há estatísticas formais, mas não deve ser diferente.

Texto de Viviane Bevilacqua

Fonte: encurtador.com.br/zKLX1

 

Anúncios

Um comentário em “Divórcio & Dúvidas – Seu WhatsApp Pode Ser Usado Contra Você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: