
Por mais inteligente que você for, passar pelo divórcio não é situação fácil. E a história mostra que não adianta ser um gênio, ser bonito, ser gostosa, ser rico, ser famosa…quando o casamento acaba em divórcio a situação é dura mesmo. Questões emocionais, sentimentais e financeiras são postas na mesa na mesma hora.
E não foi diferente para Albert.
Einstein e Mileva conheceram-se em 1896, quando ambos ingressaram os estudos juntamente com Marcel Grossman, Louis Kollross, Jakob.
Os dois acabaram se casando em 1903 e tiveram três filhos.
Em 1905, Einstein publicou a primeira versão da Teoria da Relatividade Especial. O nome de Mileva constava como co-autora, mas não apareceu nas versões posteriores.
Com base na correspondência trocadas pelo casal, nas quais Einstein falava da “nossa teoria”, surgiu a polêmica interminável: que a relatividade jamais teria tomado forma sem o gênio de Mileva, enquanto outros afirmam que Einstein merece todos os créditos.
O nascimento do terceiro filho do casal afastou definitivamente Mileva das ciências e a união dos cientistas acabou em divórcio em 1919.
O acordo de divórcio incluía uma cláusula em que o cientista aceitava repassar todo o dinheiro ganho com um possível Prêmio Nobel.
Em 1921, o prêmio veio e Mileva enriqueceu.
Há quem diga que foi reparada uma injustiça histórica, afinal tem os que entendem que Mileva deveria ter também levado o crédito da Teoria da relatividade.
E há a quem entenda que Albert pagou para se divorciar de uma relação que não mais funcionava.
Em 1917 Einstein muda-se para a casa da sua prima, Elsa Löwenthal, com quem vive até sua morte, em 20 de dezembro de 1936.
Assim viúvo aos 57 anos, Einstein permanece nesta condição o resto da sua vida, ou seja, até 18 de abril de 1955.
Ninguém se casa para se separar tempos depois. Mas é verdade também que o divórcio é o desfecho inevitável de muitos casamentos.
E, se o teu casamento estava nas tuas mãos, o teu divórcio mais simples e rápido também está.
Linda Ostjen
Advogada
curiosa a história, não a conhecia. o texto saiu com algum problema de formatação, tem linhas interrompidas abruptamente. atrapalhou um pouco a leitura
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Marcelo, vou procurar corrigir! Obrigada 🙏🏻 ! Abraço
CurtirCurtir
Literatura e cultura… belo post…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa