Você sabe qual é a diferença entre Serasa e SPC? A grande verdade que a gente acha que é a mesma coisa, mas não é.

Bem, A SERASA e o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, são órgãos de banco de dados que atuam na relação entre consumidor e empresa para na negociação de dívidas.

 A Serasa Experian é um banco de dados que contém diversos serviços informativos para auxiliar as empresas no momento de tomarem decisões. Além disso, os trabalhos do órgão incluem solução em todas as etapas da negociação.

O SPC também é um  banco de dados que contém informações de créditos de pessoas físicas e também pessoas jurídicas. O órgão auxilia as empresas no momento em que elas vão atribuir crédito ao consumidor.

O banco de dados do SPC vem dos lojistas credenciados.

Já o do Serasa são obtidos por meio de bancos e instituições financeiras.

O SPC foi criado por doze empresas. O órgão é financiado por associações comerciais, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas.

Enquanto que a Serasa surgiu de uma parceria entre a Associação dos Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos. E em 2007, acabou sendo vendida ao grupo Experien.

Além disso, uma outra diferença entre as empresas é sobre a forma de consulta do CPF.

A Serasa disponibiliza o acesso grátis, enquanto  a consulta pelo SPC precisa de uma recarga.

Na Serasa, para que o nome seja limpo, é necessário entrar no sistema e ver quais dívidas podem ser negociadas. Após o interessado deve  escolher uma forma de pagamento, imprimir o boleto e pagá-lo.

No SPC, após ser notificado sobre a dívida, o consumidor tem que procurar a empresa para que deve, tentar negociar e, em seguida, para a conta.

O banco de dados da Serasa contém uma série de informações sobre pessoas e empresas.

Nesse armazenamento há dívidas vencidas que não foram pagas, ações judiciais, cheques sem fundos, protesto de título, além de outros registros de fontes públicas e oficias.

O consumidor pode checar como está a situação do CPF pela internet. A Serasa disponibiliza esse benefício para que a pessoa possa ter acesso às informações em qualquer momento.

A consulta online da Serasa é gratuita. Além de fazer o serviço via internet, também é possível fazê-lo via carta, procuração ou presencialmente.

Além disso, o órgão disponibiliza uma série de opções ao consumidor como o Cadastro Positivo, Score, Certificado Digital e outros.

O Serviço de Proteção ao Crédito  possui um banco de dados que contém informações sobre o crédito, que sejam público. Tal sistema de dados pertence às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Dessa forma, o método de consulta do SPC auxilia as empresas e os bancos no fornecimento de crédito aos consumidores.